Novidades

Rio Grande do Sul

De espinilhos a tuco-tucos

As imagens provenientes da mais recente viagem de Fabio Colombini já estão disponíveis no site. Uma ampla visão do Rio Grande do Sul - do exclusivo bioma savana, terra dos espinilhos, até o ameaçado e pouco conhecido tuco-tuco, roedor das dunas do litoral gaúcho. As imagens enfocam os pampas, os canyons dos Parques Nacionais, os campos de cima da serra de São José dos Ausentes, o pico mais alto do estado, as florestas de araucárias, o banhado do Taim, a abundância de aves da lagoa dos Peixes, os sítios arqueológicos das missões jesuíticas, o sambaqui na Lagoa dos Patos, a arquitetura italiana de Antônio Prado, usinas eólicas e térmicas, e diversos outros assuntos.

Mamirauá

Imagens recentes da Amazônia em nosso arquivo

Já estão disponíveis para pesquisa, imagens da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, entre os rios Solimões e Japurá, município de Tefé -AM
É uma área de Mata de Várzea, metade do ano totalmente inundada, onde vivem primatas ameaçados como o macaco-de-cheiro-de-cara-preta e o uacari-branco. Enfocamos animais, comunidades de ribeirinhos, flutuantes, escolas. Também Manaus (centro histórico, porto, comércio de peixes e frutas) e Presidente Figueiredo (cachoeiras, buritizais, desmatamento, galo-da-serra)

Sequências

Mais facilidade para localizar sequências de imagens

Para facilitar a pesquisa de imagens sequenciais, comparando-se lado a lado imagens que abordam o mesmo lugar em diversos horários ou estações, fases da vida animal e vegetal, criamos um novo ícone na página inicial de nosso site.
Na parte PESQUISA POR TEMAS, procure o último ícone, no canto inferior direito - sequências.
Clicando-se nele, será aberta uma página com diversas situações de sequências, como:
- Maré alta e baixa
- Caatinga na estação chuvosa e seca
- Estações do ano
- Fases da vida da borboleta
- Rotação de culturas agrícolas
Entre outras.
Clicando-se na sequência desejada, aparecerá um pequeno ícone, e clicando-se sobre ele, uma imagem em maior dimensão, com uma ou mais opções, e os códigos de cada foto assinalados, para facilitar a escolha.
As imagens em alta deverão ser obtidas pelo método tradicional, pesquisando-se os códigos e fazendo o download automático, ou ainda solicitando-se por e-mail.

Site em nova língua

www.fabiocolombini.com.br traduzido para o italiano

Nosso website acaba de receber a tradução para a língua italiana, incluindo as informações sobre o fotógrafo, ensaios, publicações, pesquisa por temas e novidades.
A versão foi elaborada por Raffaele Clerici.
Basta clicar na bandeira da Itália.
A pesquisa de imagens, no entanto, pode ser feita em português ou inglês.

Lançamento de livro de arte

Santuário Bom Jesus

Para comemorar o centenário do Santuário Bom Jesus, foi lançado o livro “O Senhor Bom Jesus de Monte Alegre do Sul”. A obra aborda a arte sacra do templo e a expressão de fé dos montealegrenses, romeiros e turistas que visitam o município: Monte Alegre do Sul, Cidade-Presépio, é uma estância hidro-mineral paulista localizado entre Amparo e Serra Negra.
Com texto do escritor e pesquisador Evaristo de Miranda, e fotografia de Fabio Colombini, o livro foi produzido ao longo de três anos. Tem 180 páginas, formato 23X23 cm, e encontra-se à venda na Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul www.promemoriamontealegre.com.br , no telefone (19) 3899 1740.

Siena International Photo Awards

Fotografia de Fabio Colombini é finalista em concurso internacional

O fotógrafo está selecionado entre os finalistas do Siena International Photo Awards 2016, competição que este ano reune 45.000 fotos de 127 países.
O concurso é promovido pela Art Photo Travel, organização sem fins lucrativos, de Siena, Itália, que através de eventos culturais, visa promover e divulgar a arte, cultura, tradições e belezas naturais do mundo todo.
Assista ao vídeo institucional do concurso em https://www.youtube.com/watch?v=GDYUxT3JORo&feature=youtu.be&a

Prêmio Jabuti 2015

"Gente do Mar" ganha primeiro lugar na categoria Gastronomia

O livro "Gente do Mar - Vida e Gastronomia dos Pescadores Brasileiros", de Ricardo Maranhão e Fabio Colombini (Editora Terceiro Nome) venceu o 1º lugar na categoria gastronomia.
O historiador Ricardo Maranhão e o fotógrafo Fabio Colombini percorreram o litoral do Brasil, desde o Pará até o Rio Grande do Sul, enfrentando estradas precárias e pequenas embarcações, para conhecer 25 comunidades de pescadores. A obra, com textos em português e inglês, resgata as atividades de pesca e as práticas gastronômicas desses grupos que há séculos constroem com uma série de conhecimentos e práticas que respeitam o meio-ambiente.

AC e RO

Imagens dos estados do Acre e Rondônia no arquivo

Acabamos de inserir em nosso acervo imagens dos dois últimos estados brasileiros que Fabio Colombini ainda não tinha fotografado - Acre e Rondônia. As imagens abordam aspectos geográficos, arquitetônicos, sociais, naturais e históricos, incluindo referências do seringalista e ambientalista Chico Mendes.

Eclipse

Superlua e eclipse formam a Lua de sangue

O eclipse lunar total, conhecido como "Lua de sangue", foi observado no dia 27 de setembro em São Paulo, apesar do tempo nublado. Este raro fenômeno só voltará a acontecer em 2033.

Concurso Fotográfico

AFNATURA promove concurso de fotografia de natureza

Está aberto o 1º Concurso de Fotografia de Natureza realizado pela AFNATURA, Associação de Fotógrafos de Natureza, cuja finalidade é valorizar a fotografia ambiental, divulgando as nossas paisagens, flora e fauna. Participem! Está aberto para amadores e profissionais. O regulamento, prazo de inscricão e premiações estão disponíveis no site da AFNATURA, ou pelo link https://www.facebook.com/pages/Fabio-Colombini/269470659807045